Entrevistas_ 25 anos de Constituinte | com Dalmo Dallari, Manuela Carneiro da Cunha e Lux Vidal

Dalmo Dallari | parte I

Dalmo Dallari | parte II

Manuela Carneiro da Cunha | parte I

Manuela Carneiro da Cunha | parte II

Entrevista com Lux Vidal

Dalmo de Abreu Dallari, jurista de referência internacional, discute na primeira parte da entrevista o contexto histórico da Constituinte, e as ideias debatidas na mesma acerca dos direitos indígenas.

Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha é uma antropóloga luso-brasileira. Graduou-se em matemática pura na Faculdade de Ciências de Paris em 1967. Três anos depois, ingressou na pós-graduação em antropologia social na Universidade Estadual de Campinas. Ao final da década de 1970, engajou-se na questão indígena. Foi cofundadora da Comissão Pró-Índio de São Paulo, que presidiu de 1979 a 1981.
Leciona na Universidade de São Paulo desde 1984. No Departamento de Antropologia, fundou o Núcleo de História Indígena e do Indigenismo, e também lecionou na Universidade de Chicago até 2009. Foi também presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) entre 1986 a 1988. Publicou vários livros, sendo os mais destacados Direito dos Índios (São Paulo, Brasiliense, 1987) e a organização de História dos Índios no Brasil (São Paulo, Companhia das Letras/Secretaria Municipal de Cultura/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), 1992). Em 2002 recebeu a comenda brasileira da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Lux Vidal se tornou uma colaboradora valiosa para os povos com os quais convive, tanto por contribuir para a afirmação de suas culturas como por sua ação indigenista. Durante o regime militar, foi fundadora da Comissão Pró-Índio de São Paulo, da qual ainda é conselheira. O compromisso com os índios, o respeito com que os vê e a compreensão da importância da arte produzida por eles são traços marcantes nessa pesquisadora que formou toda uma geração de antropólogos e foi a precursora da etnoestética no país.
Possui graduação em Arts pela Sarah Lawrence College (1951) , mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1972) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1973) . Professora Emérita da Universidade de São Paulo.