Grupos de Estudo: Saberes Ameríndios

Ao ser concebido, uma das principais preocupações do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA) foi dar ao estudo dos povos indígenas um tratamento interdisciplinar que abrangesse ao menos, ou inicialmente, a Antropologia, a História e a Arqueologia. Para isso, era necessário encontrar pontos de convergência ou problemáticas comuns a essas diversas disciplinas no âmbito das pesquisas sobre os povos ameríndios. Entre os inúmeros e possíveis pontos e problemáticas, foram eleitos os seguintes: fontes ameríndias, estruturas ameríndias, os ameríndios e a modernidade e saberes ameríndios (ver detalhes aqui). A ideia geral é que cada um desses temas seja o foco privilegiado de debates e atividades do CEstA durante um semestre – o que não significa que os demais deixarão de estar presentes em nossas atividades e debates. Durante o primeiro semestre de 2013, iremos trabalhar sobre o tema dos saberes ameríndios.

Este feixe de pesquisa reúne os investimentos de antropólogos, arqueólogos e historiadores para o estudo das transformações nas formas de criação e circulação dos saberes ameríndios, assim como para o estudo das relações entre tais formas e o exercício político. Entre essas transformações, está a apropriação não só da escrita, como de outras tecnologias, utilizadas em função de demandas e interesses específicos. Essas apropriações apresentam grande interesse para a pesquisa na medida em que agenciam novas formas de articulação entre saberes abordados de modo estanque durante muito tempo.

Como se pode observar, trata-se de um conjunto de questões bastante volumoso e complexo. Para viabilizar o seu estudo e discussão, criamos grupos de estudos que irão se dedicar a questões mais precisas dentro desse feixe de pesquisa.

Além disso, contaremos também com outras atividades realizadas por alunos e pesquisadores, tais como as CEstAs Básicas e as CEstAs Duplas, que servirão para amadurecer e ampliar o debate sobre o tema.

O Seminário Saberes Ameríndios ocorrerá entre 13 e 15 de agosto, na Universidade de São Paulo. Em breve divulgaremos mais informações sobre o evento e demais atividades relacionadas.

Grupo de estudo Mito & História e fontes ameríndias

Professor responsável: Eduardo Natalino

Local: sede do CEstA.

Dia: Terça-feira / 16h30min.

Reuniões quinzenais: De 02/04 a 25/06

Descrição: O objetivo do grupo de estudo Mito & História e fontes ameríndias é promover o contato de alunos e pesquisadores interessados em debater esses dois problemas específicos mas articulados – a relação entre mito e história e as fontes de origem ameríndia – no marco de um rol mais amplo de questões, que estamos denominando de saberes ameríndios.

O grupo de estudo irá contar com reuniões quinzenais para debater o tema a partir de textos previamente lidos e selecionados pelos seus integrantes.

Grupo de estudo Material / Imaterial; Visível / Invisível

Professora responsável: Dominique Tilkin Gallois

Local: sede do CEstA.

Dia: Quinta-feira/ 18h30 às 21h.

Obs: A primeira seção do grupo de estudos foi transferida para dia 11/04, às 18:30.

Reuniões quinzenais: 11/04 a 27/06

Descrição: A partir de uma bibliografia específica e considerando as experiências de pesquisa dos integrantes do grupo, pretende-se discutir modos ameríndios de criação e circulação de saberes, bem como as variadas formas e dimensões da objetificação. A discussão deverá incidir em questões conceituais e metodológicas, mas poderá também abordar as tensões entre tais modos indígenas de conhecer e o campo das políticas de "patrimônio imaterial", "conhecimentos tradicionais" etc.

Cosmopolíticas

Professores responsáveis: Stelio Marras e Renato Sztutman

Este grupo, excepcionalmente, será realizado em dois âmbitos:

- No curso de pós-graduação "Cosmopolíticas e cosmopolitismos – Diálogos entre a Antropologia da Ciência e da Modernidade e a Etnologia Indígena".

Local: Sala 24.

Dia: Quinta-feira / 14h.

Aulas semanais (apenas alunos matriculados e ouvintes regulares)

Grupo de estudos sobre o livro La chute du ciel de Bruce Albert e David Kopenawa.

Local: sede do CEstA.

Dia: Segunda-feira / 16h.

Reuniões quinzenais: 01/04 a 24/06

Rua do Anfiteatro, 181 - Colmeia, favo 8