Seminário Políticas Culturais e Povos Indígenas: a escola e outros problemas

Políticas culturais dos índios e para os índios têm efeitos que merecem exame. Iniciativas de patrimonialização de arte, conhecimentos, técnicas, lugares, línguas serão discutidas nesse seminário. Mas de todas as políticas culturais, a escola é provavelmente a de maior impacto e uma atenção especial será dedicada a sua análise.
O seminário é uma iniciativa conjunta do projeto do CEBRAP que analisa os efeitos das políticas culturais em populações indígenas, financiado pela Fundação Ford, com o CEstA, Centro de Estudos Ameríndios da USP.

PROGRAMAÇÃO

1º Dia - 02/10/2013 (Sala 08 - Prédio da Ciências Sociais e Filosofia)
14: 00 - Abertura: Manuela Carneiro da Cunha

Iniciativas culturais I
Debatedor: Pedro Cesarino
14:20 - Marcela Coelho de Souza: “Conhecimento tradicional e seus conhecedores: uma ciência duas vezes concreta”
14:50 - Uraan Anderson Suruí e Maria Thais Santos: “Pensamento e Criação Paiter e o Projeto ‘Perspectivas Intercambiáveis: o teatro na Aldeia Gãpgir’” 
15:20 - José R. Bessa: “Demarcação das línguas indígenas”
15.50 - Debate

EM VIRTUDE DA MANIFESTAÇÃO INDÍGENA NO VÃO DO MASP ÀS 17 HORAS, A PROGRAMAÇÃO DO DIA 2 DE TARDE FOI REMANEJADA PARA TERMINAR ÀS 16.30.

2º Dia - 03/10/2013 (Sala 14 - Prédio da Ciências Sociais e Filosofia)
Debatedor: Marcela Coelho de Souza
Iniciativas culturais II
09:30 - Edilene Cofacci de Lima: “A internacionalização do kampô (via ayahuasca): difusão global e efeitos locais”
10:00 - Joaquim Maná, José Benedito Ferreira Kaxinawa, Marcos Matos e Paulo Roberto Ferreira: “Observações Sobre o Processo de Patrimonialização dos Kene Huni Kuĩ”
10:40 - Artionka Capiberibe: “Não cutuque a cultura com vara curta: os Palikur e o projeto ‘Ponte entre Povos’”
11:10 - Intervalo
11:30 - Joana Cabral de Oliveira: “A inconveniência das perguntas: Confronto entre o construtivismo e duas teorias ameríndias de conhecimento.”
12:00 - Julia Otero dos Santos: “Notas sobre os usos e sentidos da cultura entre os Arara de Rondônia”
12:30 - Debate

Escola I
Debatedor: José Bessa
14:30 - Maximiliano Menezes e Raphael Rodrigues: “Reflexões e experiências de um estudante-liderança: os efeitos das políticas educacionais nas comunidades do alto rio Negro”
15:10 - Clarice Cohn: “A cultura nas escolas indígenas”
15:40 - Rita Potyguara: “Os professores indígenas como agentes culturais e a escola diferenciada como ‘local das culturas’: discursividades Tapeba, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé”
16:10 - Intervalo
16:30 - Augusto Ventura e Luiz Henrique Eloy: “Os Terena e o Ensino Superior para Indígenas no Mato Grosso do Sul”
17:00 - Marta Azevedo: “Os processos de gestão e transmissão dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas e a educação escolar”
17:30 - Debate 

3º Dia - 04/10/2013 (Sala 08 - Prédio da Ciências Sociais e Filosofia)
Escola II
Debatedor: Geraldo Andrello
09:00 - Ana Gomes: “A formação de professores indígenas na UFMG e os “projetos sociais” entre os Xakriabá: explorando as políticas em campo com os povos indígenas
Célia Nunes Correia Xakriabá: “Comentário”
09:40 - Marina Vieira: “Pacificando os brancos: apreciações sobre a implementação de políticas culturais e educacionais entre os Maxakali”
10:10 - Mutuá Mehinaku: “Visão Dupla”
10:40 - Intervalo
11:00 - Fabiano Bechelany: “Presença da Escola Matukré e transformações no cotidiano Panará (MT)”
11:30 - Nicole Soares-Pinto: “Sobre alguns modos de usar a cultura dos outros: reflexões djeoromitxi e direitos culturais.”

12:10 – Debate
12:40 - Encerramento: Dominique Gallois

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Rua Luciano Gualberto, 315. Prédio do Meio - Sala 8 e sala 14