CEstA Intempestiva com Bruce Miller e Stephen Baines

Bruce Miller, University of British Columbia, Vancouver, Canadá

"Uma Perspectiva Etnográfica de Emaranhamentos Jurídicos nas Fronteiras do Mar Salish".

Os povos indígenas que vivem na fronteira entre os EUA e o Canadá enfrentam uma enorme gama de ordenamentos jurídicos em contestação, incluindo o seu próprio direito consuetudinário, a lei estadual e a lei provincial, e as leis nacionais de os EUA e do Canadá. Usando exemplos de pesquisa etnográfica, mostro as maneiras pelas quais as comunidades indígenas invocam o seu próprio regime jurídico, às vezes de maneiras não compreendidas pela população nacional. Alguns desses esforços são meramente simbólicos, mas outros representam um ressurgimento do direito consuetudinário de maneiras que outras ordens jurídicas têm vindo a se acomodar. Exemplos incluem a repatriação de uma máscara espiritual Sasquatch de um museu da cidade a uma tribo das Primeiras Nações, as afirmações de uma tribo para o seu direito de proteger os seus cursos de água de derrames de petróleo sob o seu direito consuetudinário, e as exigências para cruzar a fronteira internacional, nos termos do direito consuetudinário.

Stephen G. Baines, Universidade de Brasília

"Pesquisa sobre estilos de etnologia indígena em contextos nacionais: Brasil, Canadá, Austrália")

A partir da noção de “estilos de antropologia” usada por Roberto Cardoso de Oliveira em suas pesquisas nos anos 1990, que examinou diversas “antropologias periféricas”, em países onde a antropologia foi implantada posteriormente, fora dos países centrais – EUA, Grã-Bretanha e França – onde emergiu e se consolidou como disciplina acadêmica, este artigo examina os estilos de etnologia indígena que se desenvolveram no Brasil, no Canadá e na Austrália, ex-colônias de países europeus. Com histórias e culturas muito diferentes, examinam-se os estilos de antropologia no contexto desses Estados nacionais que se expandiram sobre os territórios de povos indígenas, e as maneiras em que as histórias e contextos refletem no que está sendo feito atualmente em pesquisas de campo com povos indígenas. Examinam-se algumas das tensões que surgem ao trabalhar em uma disciplina acadêmica que pretende ser internacional e universal enquanto os contextos são locais.

Rua do Anfiteatro, 181 - Colmeia, favo 8