CEstA Tripla - João Dal Poz, Carlos Ferreira, Marcio Silva

Antropologia e Matemática: encontros na selva

Marcio Silva: Doutor em Antropologia pelo Museu Nacional, professor da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Atua nas seguintes áreas: sistemas de parentesco, classificações cosmológicas, políticas, institucionais e pessoais.

Carlos Ferreira: Doutor pela Universidade de Berlim, professor titular do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Suas áreas de interesse são: otimização combinatória, biologia computacional e geometria computacional.

João Dal Poz: Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, professor da Universidade de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Antropologia com ênfase em Etnologia Indígena.

Resumo: Neste improvável encontro, mostramos como duas áreas aparentemente distantes podem se beneficiar mutuamente em um projeto conjunto. Começamos nossa viagem na Antropologia, fazendo uma reflexão geral do método genealógico, passando em seguida para a selva da Matemática e Computação apresentando conceitos como algoritmos, grafos dirigidos e busca de aneis nestas estruturas. Mostramos depois como tais abstrações podem ser utilizadas para entender melhor relações de parentesco e casamento em populações indígenas. Ousaremos terminar propondo possibilidades futuras de integração das duas áreas nessa e outras aplicações.