Seminário_ Presença Indígena na Universidade | 2012

Mesa02_ Licenciatura

Mesa03_ Graduação

Mesa04_ Pós-graduação

Entre os dias 27 e 29 de agosto ocorrerá, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP), o Seminário Presença Indígena na Universidade, que tem como objetivo discutir experiências de inclusão de índios na universidade pública (estadual e federal) em diferentes estados brasileiros.

O foco será dado na diversidade dessas experiências e, portanto, na comparação entre elas. Pretende-se discutir e avaliar os desafios, impasses e resultados dos diferentes programas hoje existentes, que implicam em políticas de seleção/vestibular, atividades de acompanhamento, avaliação de aproveitamenteo, critérios de identidade étnica, ensino a distância e presencial, formação acadêmica e cursos de extensão, etc), tendo em vista tanto os cursos de graduação como os de pós-graduação, bem como os cursos de licenciatura indígena, voltados exclusivamente à formação de professores indígenas.

Pretende-se também refletir sobre a maneira pela qual os saberes acadêmicos (técnicos, científicos) são recebidos pelos estudantes indígenas, bem como sobre o lugar dos saberes indígenas nesse processo de formação. Há, nesses programas, intenção de valorização / tradução desses saberes ou apenas a disponibilização / transmissão de um saber "universal" para populações indígenas?

Para tanto, pretendemos contar com as mais diversas contribuições: formuladores desses programas, etnólogos com experiência na questão indígena, indígenas com formação e atuação acadêmica, professores indígenas em geral.

Os resultados dessa reflexão conjunta deverão, por fim, contribuir para a elaboração de uma proposta inicial de implantação de um programa dessa natureza na Universidade de São Paulo.

Em suma, o seminário deverá combinar o exercício de reflexão intelectual – o lugar da diferença e do “diferenciado” na universidade pública, o problema do embate entre saberes – e o exercício de avaliação e proposição de programas que visam a ampliação / democratização do ambiente universitário.