Diálogos Ameríndios_ com Kasiripinã Wajãpi e Merekuku Apalay

O presente projeto constitui-se como uma atividade do Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo- CEstA/USP. Trata-se de dar continuidade aos esforços de experimentar formas renovadas de interlocução com sujeitos indígenas, algo que vêm sendo buscado principalmente por meio dos "Diálogos Ameríndios", sessões de debate, feitas no espaço da universidade, entre os membros do CEstA e conhecedores indígenas convidados. Assim, a proposta é trazer ao CEstA três conhecedores indígenas (Jorge da Silva Kaiowá, Kasiripinã Wajãpi e Merekuku Apalay) e, num "diálogo ameríndio" prolongado e ampliado, pedir que falem de seus conhecimentos, de como aprenderam o que sabem. A observação e a escuta atenta das falas desses três convidados, cujas trajetórias e contextos são diversos, bem como o registro (audiovisual, escrito, etnográfico) de seus relatos e opiniões fornecerão aos membros do CEstA envolvidos no projeto, que possuem com os convidados relações previamente estabelecidas, a matéria para uma reflexão conjunta, a respeito de temas como autobiografias indígenas, a crescente demanda indígena por livros que registrem seus conhecimentos e modos de saber. A realização de tais encontros, propiciando uma oportunidade ímpar de aprendizagem e diálogo, contribuirá para a formação e as pesquisas de todos pesquisadores do CEstA. O registro escrito dos dizeres de cada um dos convidados na forma de livros, finalmente, contribuirá para a difusão de seus saberes, ignorados por jovens gerações de índios empenhados na formação escolar. (AU)