CEstA Básica Dupla com Tatiane Klein e Augusto Ventura dos Santos

Outras imaginações: tecnologias de comunicação entre os Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul

Tatiane Klein - doutora FFLCH/USP

Baseada na etnografia de experiências uso de tecnologias de comunicação pelos Kaiowa e Guarani em Mato Grosso do Sul entre 2011 e 2013, a apresentação tratará de alguns significados e capacidades de agência e comunicação atribuídos pelos xamãs Kaiowá e Guarani a registros de cantos-reza e narrativas míticas em mídias como CDs e DVDs.

Redes e Experiências Indígenas em Universidades do Mato Grosso do Sul
Augusto Ventura dos Santos - mestre FFLCH/USP

A apresentação estará baseada nos trabalhos de campo que realizei no estado do Mato Grosso do Sul entre 2013 e 2015. Neles, busquei acompanhar a questão da participação de indígenas em universidades do estado. De um lado, pude observar as redes de relações envolvidas na participação massiva de estudantes terena em cursos regulares de universidades públicas. De outro, acompanhei as experiências do cotidiano das etapas presenciais do Teko Arandu, licenciatura indígena que tem engajado centenas de professores kaiowá e guarani. A pluralidade de práticas e reflexões delineadas em cada caso aponta para a existência de modos de conhecimento e modos de vida que se atualizam de maneira muito singular no contexto universitário. Assim, tentarei explorar na apresentação as diferenças e semelhanças observadas em cada uma das imersões etnográficas, atentando para o quanto tais populações demandam formas particulares de participarem do ensino superior.

Rua do Anfiteatro, 181 - Colmeia, favo 8