Estudos Andinos no Brasil: Seminário Multidisciplinar

Nos dias 14 e 15 de junho de 2012 o Centro de Estudos Ameríndios (CEstA), em parceria com o Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA), realizará o Seminário Multidisciplinar: Estudos Andinos no Brasil, no Anfiteatro do Departamento de História da Universidade de São Paulo (prédio da Geografia e História da FFLCH/USP - Av. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária – São Paulo – SP).

Em anos recentes, temos confirmado uma intensificação do contato entre o Brasil e os estudos dos países andinos, com reflexo nas pesquisas acadêmicas. Neste contexto, propomos um primeiro encontro de pesquisadores que trabalhem nos Andes ou com temáticas andinas, que buscará caminhos para consolidar um diálogo multidisciplinar, até agora apenas informal e incipiente. O seminário consistirá na apresentação de pesquisas de temas diversos, surgidas da academia brasileira ou em diálogo com ela, explorando temas que nos interpelam desde os Andes, como nacionalismo, recursos naturais, etnicidade, política indígena e constitucional, integração econômica, expressões culturais, festas e rituais, migrações e conflitos no campo religioso, história e arqueologia andina.

A vigência de formas econômicas, simbólicas e políticas ancestrais e comunitárias, do ayllu e da organização vertical, a riqueza do patrimônio cultural, o dinamismo das suas transformações, a urgência e interesse das discussões políticas em conjunturas sempre densas e cambiantes e a presença destas realidades reconstruídas no Brasil, seja pela migração ou pelo contato fronteiriço, demandam abordagens cada vez mais multi e interdisciplinares. É o interesse de pensar estes assuntos no Brasil que nos leva a propor um encontro que permita retroalimentar nossos trabalhos e compartilhar perspectivas.

a

Anfiteatro Departamento de História - FFLCH, Cidade Universitária - São Paulo - SP