Seminário de Pesquisa Paisagens Ameríndias

 

O Seminário de Pesquisa "Paisagens Ameríndias. Habilidades, mobilidade e socialidade nos rios, aldeias e cidades da Amazônia" apresenta os resultados de investigações desenvolvidas desde 2009 no âmbito da colaboração acadêmica subvencionada pela CAPES, envolvendo as áreas de etnologia e antropologia urbana da USP/UFAM.

O projeto se constituiu em torno de três eixos temáticos: 1) etnografia da população indígena habitante dos sistemas hidrográficos do Purus-Madeira e Rio Negro; 2) memória ameríndia do extrativismo; 3) etnografia dos espaços de socialidade da população indígena nas cidades da Amazônia, como modo de abordagem dos processos de incorporação da vida urbana pelas populações nativas.

As apresentações filiam-se a duas temáticas gerais, a saber, o das relações sociotécnicas nas aldeias e cidades e o das relações entre gentes-plantas. O primeiro tema alude aos circuitos e redes ameríndias construídos no âmbito das aldeias ou nas cidades, frente aos quais, eventualmente, as novas tecnologias podem se apresentar como instrumentos valiosos da análise antropológica. O segundo tema abarca reflexões em torno dos regimes de relações com o ambiente pautadas pelas noções de socilidade e agência, que conectam entidades no cosmos.

a

Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Sala 08 do Prédio das Ciências Sociais da FFLCH