Objetivo:
Esse minicurso apresentará uma introdução à obra de Gregory Bateson, atravessando a sua trajetória pessoal e intelectual, apresentando a epistemologia específica desenvolvida por este autor e aprofundando algumas das mais significativas e originais reflexões por ele propostas. Movendo-se de forma multidisciplinar entre campos diferentes, da biologia, antropologia, cibernética, psiquiatria e ecologia, Bateson formulou uma abordagem na qual os problemas dos homens e do mundo não seriam de caráter lógico, mas eco-lógico. Ele se pergunta de como se formam as relações entre as ideias, se elas subjazem de algo próximo a um processo de seleção natural que faz que algumas delas sobrevivam enquanto outras se extinguem. As ideias responderiam, assim, à mecanismos de relação entre agregados que ele define como "mentes", as quais pertenceriam ao campo dos seres vivos e que portanto viveriam as eco-lógicas do mundo natural. Nesse sentido toda a sua obra pode ser observada como um incessante esforço de procurar um caminho, alternativo ao materialismo e ao sobrenaturalismo dominantes na sua época, para explicar a relação entre estrutura e forma do mundo vivente.
Programa:
Aula I – Biografia intelectual de Gregory Bateson
Será apresentada a trajetória pessoal de Bateson, aprofundando de forma densa as conexões com a produção intelectual do autor.
Aula II – A epistemologia de Gregory Bateson
Alguns elementos centrais da reflexão de Bateson, procurando mostrar as conexões entre os diferentes interesses do autor e as bases para uma sua teoria do conhecimento.
Aula III – Rumo a uma eco-lógica complexa
A partir de tópicos centrais da obra de Bateson: esquismogenese, duplo vinculo, teoria do jogo e da comunicação e a ideia de "mente", serão traçadas as possíveis conexões com os debates posteriores sobre a ideia de sistema complexos.
Bibliografia (os textos estarão disponíveis na sede do CEstA):
• Bateson, G. – Naven. 1958 (1936)
• Bateson, G., Mead, M. - Balinese Character: A Photographic Analysis. 1942.
• Bateson, G. – Steps to an Ecology of Mind. 2000 (1972).
• Bateson, G. - Mind and Nature: A Necessary Unity. 1979.
• Bateson, G., Bateson, M.C. - Angels Fear: Towards an Epistemology of the Sacred. 1988.
• Bateson, G., Donaldson, Rodney E. - A Sacred Unity: Further Steps to an Ecology of Mind. 1991.
Rua Luciano Gualberto, 315. Prédio do Meio - Salas 102 e 112