Conversa com Philippe Descola: Etnologia, Ecologia e Ativismo cartografando mundos possíveis

Conversa com o antropólogo Philippe Descola, do dia 21 de setembro de 2023, no Maison du CNRS. O assunto foi “Etnologia, Ecologia e Ativismo: Cartografando mundos possíveis”. Nesta conversa, Philippe Descola falou da sua pesquisa de longa data, sobre a relação entre o mundo social e o mundo natural – com ênfase em sua experiência com os Achuar (Amazônia equatoriana) – buscando uma conexão com o movimento conhecido como Levante da Terra (Soulèvement de la Terre), que busca, na França atual, compor outras formas de coexistência com o planeta e seus habitantes, o que significa estabelecer freios para a expansão predatória do capitalismo industrial e, por conseguinte, para a destruição das condições de habitabilidade.