LEVANTE DA TERRA CONTRA A PL 490 E A TESE DO MARCO TEMPORAL

Mesa Redonda
LEVANTE DA TERRA CONTRA A PL 490 E A TESE DO MARCO TEMPORAL

Com a participação de:
Tiago Nhandewa (PPGAS/USP, CEstA)
Dinaman Tuxá (Apib)
André Augusto Bezerra (EACH-USP)
Tipuici Manoki (PPGAS/USP, CEstA)

Mediação:
Emerson Souza Guarani (PPGAS/USP, CEstA)
Renato Sztutman (DA/USP e CEstA)

19/08/2021, 18 horas

Tiago Nhandewa, etnia Guarani-Nhandewa. Reside na Aldeia Tereguá. Escritor, formado em Pedagogia Intercultural pela USP, Pedagogia convencional e Especialização em Antropologia pela UNISAGRADO, Mestrando em Antropologia Social pelo PPGAS da USP e Pesquisador do Centro de estudos Ameríndios (CEstA) também da USP. Conselheiro de Cultura Municipal. Membro do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo e Coordenador Regional (Centro-oeste Paulista) da "Comissão Tupi Guarani Nhandewa Ywy Marã e'ý".

Dinaman Tuxa, coordenação da Apib
Dinamam é um Coordenador da articulação dos povos indígenas do Brasil e Assessor jurídico da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME). Bacharel em Direito (2009) pela Universidade Vale doa Rio Doce, mestre em desenvolvimento sustentável pela universidade de Brasília- UnB e doutorando em Direito pela mesma instituição, Conselheiro Nacional de Meio Ambiente (2015). Atualmente Advogado, militante social indígena, com atuação em vários campos, juventude, meio ambiente, e em matérias de demarcações de terras indígenas.

André Augusto Bezerra
Juiz de Direito. Professor do programa de mestrado profissional Direito e Judiciário da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Pesquisador em  pós-doutorado em Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo. Mestrado e doutorado na mesma universidade. Autor do livro Povos Indígenas e Direitos Humanos: direito à multiplicidade ontológica na resistência Tupinambá
Tipuici Manoki
Tipuici Manoki do Estado de Mato Grosso. Membro do Coletivo de Cinema Ijã Mytyli Manoki e Myky. Formada em Ciências Sociais pela UFMT e mestranda em Antropologia Social pela USP.