Seminário_ Saberes Ameríndios

Seminário Saberes Ameríndios - Dia01 (Ciências): Mesa01 O primeiro debate sobre o tema "Ciências" conta com os seguintes convidados: *Ana Yano (CEstA) *Rafael Pansica (CEstA) *Danilo Paiva Ramos (Doutorando PPGAS-USP) *Pedro Cesarino (professor do Departamento de Antropologia - FFLCH-USP)

 

Seminário Saberes Ameríndios - Dia01 (Ciências): Palestra de Manuela Carneiro da Cunha Para concluir o primeiro dia do seminário internacional do Centro de Estudos Ameríndios, a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha apresenta palestra intitulada "Que relação pode haver entre ciências acadêmicas e conhecimentos tradicionais?"

 

Seminário Saberes Ameríndios - Dia02 (Histórias): Mesa02 O primeiro debate sobre o tema "Histórias" conta com os seguintes convidados: *Grupo de estudos mito e história (grupo composto por alunos de graduação e pós da FFLCH-USP vinculados ao CEstA, sob coordenação do prof. Eduardo Natalino) *Paride Bollettin, professor da FFLCH-USP *Marina Vanzolini, professora da FFLCH-USP. A mediação é de Marta Amoroso, também professora da instituição.

 

Seminário Saberes Ameríndios - Dia 02 (Histórias): Mesa 03 Mediada por Beatriz Perrone-Moisés, do Departamento de Antropologia da FFLCH-USP, a mesa conta com as seguintes participações: *Fabíola Andrea Silva - Museu de Arqueologia e Etnologia da USP: "Quando o passado encontra o presente: pesquisa arqueológica e as histórias dos Asurini do Xingu na T.I. Kuatinemu, Pará" *Carla de Jesus Carbone - mestranda História/FFLCH: "As histórias nahuas de migrações e fundações dos altepeme" *Eduardo Natalino dos Santos - Departamento de História/FFLCH: "Contar o tempo entre os nahuas: diacronia e amplitude temporal" *Dominique Tilkin Gallois - Departamento de Antropologia/FFLCH e Coordenadora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA)

 

Seminário Saberes Ameríndios - Dia 02 (Histórias): Palestra Federico Navarrete No encerramento do segundo dia do seminário, o professor convidado Federico Navarrete Linares apresenta o trabalho "Passados presentes e futuros imanentes: ritual, paisagem e escrita na construção das temporalidades ameríndias"

 

Seminário Saberes Ameríndios - Dia 03 (Encontros): Mesa 04 A mesa conta com os seguintes participantes: Grupo de estudos Material & Imaterial, Vanessa Grotti e Jamille Pinheiro Dias.

 

Seminário Saberes Ameríndios - Dia 03 (Encontros): Palestra Thomas Ferguson No último dia de seminário, Thomas Ferguson apresenta o trabalho denominado "Ancestors and archaeology: collaborative research with native americans in the San Pedro valley of Arizona".

 

 

Uma das principais preocupações do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA) é promover a interdisciplinaridade no campo de estudo e pesquisa dos povos indígenas, abrangendo ao menos a Antropologia, a História e a Arqueologia. Para isso, é necessário partir de pontos de convergência ou problemáticas comuns a essas diversas disciplinas no âmbito das pesquisas sobre os povos ameríndios. Entre os inúmeros pontos e problemáticas possíveis, alguns foram eleitos para iniciar essa empreitada: as fontes para o estudo das sociedades ameríndias; as estruturas ameríndias; os ameríndios no mundo contemporâneo; os saberes ameríndios. O objetivo é que cada um desses temas seja o foco privilegiado – mas não exclusivo – de debates e atividades do CEstA pelo período de aproximadamente um ano.
 
O primeiro conjunto temático que privilegiamos aborda os saberes ameríndios, mote principal do I Seminário Internacional do Centro de Estudos Ameríndios. Esse feixe de pesquisa reúne os investimentos de antropólogos, arqueólogos e historiadores para o estudo das transformações nas formas de criação e circulação dos saberes ameríndios, assim como para o estudo das relações entre tais formas e o exercício político. Entre essas transformações, está a apropriação não só da escrita, como de outras tecnologias, utilizadas em função de demandas e interesses específicos. Essas apropriações apresentam grande interesse para a pesquisa na medida em que agenciam novas formas de articulação entre saberes que foram abordados de modo estanque durante muito tempo. Como se pode observar, trata-se de um conjunto de questões bastante volumoso e complexo, que, no seminário que ora proposto, será subdividido em feixes de questões mais específicas: ciências, ou modos de conhecer; histórias, ou modos de contar e estar no tempo; encontros, ou modos de conectar.
Data