Primeiro dia (02/10/2013)
Segundo dia (03/10/2013) MANHÃ
Segundo dia (03/10/2013) TARDE
Terceiro dia (04/10/13)
Políticas culturais dos índios e para os índios têm efeitos que merecem exame. Iniciativas de patrimonialização de arte, conhecimentos, técnicas, lugares, línguas serão discutidas nesse seminário. Mas de todas as políticas culturais, a escola é provavelmente a de maior impacto e uma atenção especial será dedicada a sua análise.
O seminário é uma iniciativa conjunta do projeto do CEBRAP que analisa os efeitos das políticas culturais em populações indígenas, financiado pela Fundação Ford, com o CEstA, Centro de Estudos Ameríndios da USP.
1º Dia - 02/10/2013
14: 00 - Abertura: Manuela Carneiro da Cunha
Iniciativas culturais I
Debatedor: Pedro Cesarino
14:20 - Marcela Coelho de Souza: “Conhecimento tradicional e seus conhecedores: uma ciência duas vezes concreta”
14:50 - Uraan Anderson Suruí e Maria Thais Santos: “Pensamento e Criação Paiter e o Projeto ‘Perspectivas Intercambiáveis: o teatro na Aldeia Gãpgir’”
15:20 - José R. Bessa: “Demarcação das línguas indígenas”
15.50 – Debate
2º Dia - 03/10/2013
Debatedor: Marcela Coelho de Souza
Iniciativas culturais II
09:30 - Edilene Cofacci de Lima: “A internacionalização do kampô (via ayahuasca): difusão global e efeitos locais”
10:00 - Joaquim Maná, José Benedito Ferreira Kaxinawa, Marcos Matos e Paulo Roberto Ferreira: “Observações Sobre o Processo de Patrimonialização dos Kene Huni Kuĩ”
10:40 - Artionka Capiberibe: “Não cutuque a cultura com vara curta: os Palikur e o projeto ‘Ponte entre Povos’”
11:10 - Intervalo
11:30 - Joana Cabral de Oliveira: “A inconveniência das perguntas: Confronto entre o construtivismo e duas teorias ameríndias de conhecimento.”
12:00 - Julia Otero dos Santos: “Notas sobre os usos e sentidos da cultura entre os Arara de Rondônia”
12:30 - Debate
Escola I
Debatedor: José Bessa
14:30 - Maximiliano Menezes e Raphael Rodrigues: “Reflexões e experiências de um estudante-liderança: os efeitos das políticas educacionais nas comunidades do alto rio Negro”
15:10 - Clarice Cohn: “A cultura nas escolas indígenas”
15:40 - Rita Potyguara: “Os professores indígenas como agentes culturais e a escola diferenciada como ‘local das culturas’: discursividades Tapeba, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé”
16:10 - Intervalo
16:30 - Augusto Ventura e Luiz Henrique Eloy: “Os Terena e o Ensino Superior para Indígenas no Mato Grosso do Sul”
17:00 - Marta Azevedo: “Os processos de gestão e transmissão dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas e a educação escolar”
17:30 - Debate