25 anos de "História dos Índios no Brasil”

25 anos de História dos Índios no Brasil: balanços e perspectivas da história indígena

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Centro de Estudos Ameríndios CEstA/USP
Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena CPEI/ UNICAMP
Departamento de Antropologia DA/USP
Departamento de História FFLCH/USP

Não é necessário se inscrever. Capacidade da sala: 120 lugares.

Transmissão disponível nos links:

11/12:  https://www.youtube.com/watch?v=PXBOzybKO44

12/12:  https://www.youtube.com/watch?v=sFq3_FY8sFE

13/12:  https://www.youtube.com/watch?v=7f4noC96md0

PROGRAMAÇÃO:

11 de dezembro de 2017

9h – ABERTURA DO EVENTO

09h15 – MESA 1 – Arqueologia
Mediador: Eduardo Natalino dos Santos

1. O passado não é mais como era antigamente: a história antiga do Brasil 25 anos depois de História dos índios no Brasil – Eduardo Neves (Universidade de São Paulo)
2. A história de longa duração do Alto Xingu e a arqueologia do futuro – Michael Heckenberger (University of Florida)
3. Arqueologia e História dos Povos indígena no Brasil: um estudo sobre a mobilidade territorial dos Asurini do Xingu – Fabíola Andréa Silva (Universidade de São Paulo)
4. Sociedades complexas na Amazônia pré-colonial: novas abordagens – Denise Maria Cavalcante Gomes (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

12h às 13h30 – ALMOÇO

13h30 – MESA 2 – Acervos, museus e coleções
Mediadora: Sylvia Caiuby

1. Fontes da História indígena: coleções etnográficas – Lucia Hussak van Velthem (Museu Paraense Emílio Goeldi)
2. Imagens Bororo: reencontro, sobrevivência e memória – Edgar Teodoro da Cunha (Universidade Estadual Paulista)
3. Arquivos do futuro: questões para a guarda de documentação recente relativa a povos indígenas – Luísa Valentini (Universidade de São Paulo)
4. A história dos índios fora do Brasil – Neil Safier (John Carter Brown Library)

16h às 16h30 – INTERVALO

16h30 – MESA 3 – Memória e territorialidade
Mediador: Eduardo Góes Neves

1. Pajés e Pearas: a construção dos coletivos Mura na Amazônia – Marta Amoroso (Universidade de São Paulo)
2. Perspectivas indígenas sobre o contato e o isolamento no médio Purus (Amazonas) – Karen Shiratori (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
3. Os povos Kagwahiva do sul do Amazonas: de multiplicidades a múltiplas unidades – Edmundo Antonio Peggion (Universidade Estadual Paulista/ Universidade Federal de São Carlos)

Participação especial:

Timóteo Popyagua, Guarani Mbya
Timei Asurini (Marytykwawara Awaete)

12 de dezembro de 2017

8h30 – MESA 4 – Agência e perspectivas dos índios
Mediador: Renato Sztutman

1. Reforma e revolução: repensando as maneiras indígenas de mudar o próprio mundo – Carlos Fausto (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
2. Protagonismo indígena e revisões historiográficas: algumas reflexões – Maria Regina Celestino de Almeida (Universidade Federal Fluminense)
3. Como povoar a história de índios: reflexões a partir da leitura da autobiografia de Álvaro Tukano – Mariana da Costa A. Petroni (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)
4. O fim das guerras: a perspectiva xikrin sobre a pacificação e o contato – Clarice Cohn (Universidade Federal de São Carlos)
5. Sobre políticas indigenistas e políticas indígenas: propostas analíticas – Fernanda Sposito (Universidade Federal de São Paulo)

10h30 – MESA 5 – Trabalho dos índios
Mediador: Fabíola Andrea Silva

1. Escravidão e outras modalidades do trabalho indígena em São Paulo colonial: considerações e revisão historiográfica – Gustavo Velloso (Universidade de São Paulo)
2. O trabalho indígena no Brasil durante a primeira metade do século XIX: novas perspectivas de pesquisa – André Roberto de A. Machado (Universidade Federal de São Paulo)
3. A persistência do aviamento: colonialismo e história indígena no Noroeste Amazônico – Márcio Meira (Museu Paraense Emilio Goeldi)
4. Trabalho e agência indígena na história colonial: um balanço historiográfico – Camila Loureiro Dias (Universidade Estadual de Campinas)

12h às 13h30 – ALMOÇO

13h30 – MESA 6 – Saberes indígenas
Mediador: Pedro Cesarino

1. Línguas retomadas – Bruna Franchetto (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
2. Cultura e memória: a comunicação indígena contemporânea em perspectiva – Eliete Pereira (Universidade de São Paulo)
3. O protagonismo indígena no contexto dos saberes tradicionais e acadêmicos: a construção da história indígena em Roraima – Laiana Pereira dos Santos (Universidade Federal de Roraima)
4. Os donos das narrativas: narradores e produtores indígenas de livros no alto Rio Negro – Samir R. F. de Angelo (Universidade de São Paulo)
5. As cartas potiguaras revisitadas – Ruth Monserrat (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Bartira Barbosa (Universidade Federal de Pernambuco) e Cândida Barros (Museu Paraense Emilio Goeldi).

16h-16h30 – INTERVALO

16h30 – MESA 7 – Ensino de história indígena
Mediadora: Camila Loureiro Dias

1. História indígena na escola regular – Antonia Terra de Calazans Fernandes (Universidade de São Paulo)