Minicursos Oferecidos ao LISA

Programa e Ementa dos Cursos

PÚBLICO-ALVO: a partir de 18 anos. Máximo de 40 alunos.

Curso 1:  “Sentidos do Cinema Tikmũ'ũn_Maxakali”

datas: 25/03 , 30/03 e 01/04 - das 19h às 21h (por Google Meet)

com Ana Estrela e Paula Berbert

Inscrições: https://bityli.com/K2hnC

Ementa: Se grande parte das experiências fílmicas ditas ocidentais se concentram no ato de capturar e registrar imagens, na produção audiovisual dos cineastas do povo Tikmũ’ũn/Maxakali tais experiências se constituem como gestos relacionais, em marcada continuidade com os regimes estéticos de olhar e de escuta conformados nas práticas xamânicas realizadas junto aos yãmĩyxop, seres encantados-cantores, povos-espírito. À medida que essas experiências partilhadas entre cineastas, “personagens”, pajés e yãmĩyxop se transformam em produtos cinematográficos, outras modalidades de relação emergem ainda para além das aldeias, uma vez que tais filmes se constituem como dispositivos de encontro com outros povos indígenas e também com os não-indígenas. Ao ampliar os territórios cosmopolíticos por onde circulam os Tikmũ ́ũn/Maxakali, bem como suas possibilidades de agência, seu cinema desvela-se como uma poderosa ferramenta de tradução entre-mundos.

O objetivo desse curso é refletir sobre as especificidades do modo tikmũ ́ũn/maxakali de fazer cinema. Para isso, a cada sessão destacaremos elementos-chave que nos parecem conferir um sentido de conjunto à intensa produção audiovisual desse povo: as relações entre cinema, ritual, corpo, território e memória.

PÚBLICO-ALVO: a partir de 18 anos. Máximo de 40 alunos.

Aula 1 - Cine Maxakali: Cine-Caça-Ritual

25/03, quinta-feira, 19h - 21h

Experiências de encontros entre-mundos. O cinema celebra presenças invisíveis, partilha imagens entre corpos que dançam e que se escutam, se olham, se ocultam, se procuram, se evitam, se encontram.

Aula 2 - Fazendo Território - Memória.

30/03, terça-feira, 19h - 21h

Os começos e os fins do mundo são histórias que não se esquecem. A memória está na terra e nos cantos, e se compartilha conosco através do cinema

Aula 3 - Fazendo Corpo - Ũn Ka´Ok

01/04, quinta-feira, 19h - 21h

Os rituais de iniciação, crescimento e trocas mostram a impossibilidade de corporalidades fixas que experimentam uma realidade estática. O cinema compõe e dá a ver corpos que se produzem constantemente por meio das experiências relacionais com os yãmĩyxop.

É o desejo feminino que motiva a chegada dos yãmĩyxop para cantar, dançar e comer nas aldeias. O olhar e a escuta das mulheres constituem os afetos intensos que mantém vivas e dinâmicas as alianças entre mundos.

Curso 2: “Roteiro Audiovisual - Processos de criação”

datas: 06, 08 e 13/04 - das 19h às 21h (por Google Meet)

com Roney Freitas

Inscrições: https://bityli.com/Qj1Fi

EMENTA: O curso de Introdução ao “Roteiro Audiovisual - Processos de criação (ficção e documentário)”  pretende apresentar e discutir, por conceitos e exposição de processo de criação, os elementos fundamentais da escrita de um roteiro de cinema, como personagem, cena, estrutura, uso expressivo do espaço e criação de roteiro a partir de mitos. Além de investigar métodos de bricolagem, este curso traz uma introdução ao universo da escrita para o cinema, trazendo conceitos importantes no ato de pensar em audiovisual inspirando-se a partir da experiência dos filmes da Mostra de Cinema Tikmũ'ũn Maxakali 2020.

Aula 1 - Processo do Roteiro de Documentário

* 06/04, das 19h às 21h

O processo de desenvolvimento de projeto de documentário e  roteiro de montagem.

Aula 2 - Introdução ao Roteiro Cinematográfico

* 08/04, das 19h às 21h

Da “Poética” de Aristóteles e seus ecos: gêneros de escrita.

Aula 3 - Mito e roteiro, processos de criação

* 13/04, das 19h às 21h

Discussão do processo de criação de roteiro a partir de mitos.