V Conferência Curt Nimuendajú com o Prof. Dr. Federico Navarrete Linares

Instituto de Investigaciones Históricas
Universidad Nacional Autónoma de México

Entre a cosmopolítica e a cosmohistória: tempos fabricados e deuses-xamãs entre os astecas

O objetivo da conferência é propor um diálogo entre o conceito de cosmopolítica – tal como ele tem sido concebido na antropologia e nos science studies – e os materiais históricos e arqueológicos da cultura mexica ou asteca dos séculos XV e XVI. Serão analisadas as técnicas de tipo xamânico e as obras da arte monumental mexicas, por meio das quais os governantes e os "deuses" estabeleciam negociações "diplomáticas" complexas com seres de outros espaços-tempos, criando relações também complexas entre o passado, o presente e o futuro. Essas relações podem ser catalogadas e entendidas como uma cosmohistória, que se constituía como um elemento-chave para a manutenção do poder político vertical mexica e, também, para a preservação de seu cosmos.

Rua Luciano Gualberto, 315. Prédio do Meio - Sala 08