Potuwa pora kõ. O que se guarda no potuwa

Este é o primeiro volume da série Saberes Zo’é dedicada aos saberes e práticas desse povo. Ela tem como objetivo fomentar esses conhecimentos e, ao mesmo tempo, fortalecer o Fundo de Artesanato Zo’é – FAZ, por meio do qual os Zo’é adquirem insumos e bens industrializados utilizados em suas atividades cotidianas. Toda a renda adquirida com o livro é revertida para o FAZ.

Potuwa pora kõ. O que se guarda no potuwa propõe abrirmos juntos o potuwa, um pequeno estojo de arumã trançado feito pelas mulheres, e acompanharmos os movimentos dos Zo’é pelo seu território. O livro descreve a tecnologia de fabricação de flechas, que todos os homens zo’é sabem fazer desde jovens, utilizando-se diversas matérias-primas e utensílios que cada um guarda em seu potuwa. Esse conjunto de objetos chama a atenção por sua composição diversa. Nada é à toa! Essas são as escolhas dos Zo’é que lhes garantem as flechas mais belas, mais velozes e mais precisas. Cada item ou material importante na produção de uma flecha traça as suas trajetórias. São objetos que levam e são levados.

Para adquirir o livro, entre em contato pelo email saberes.zoe@gmail.com

Autor/Organizadores

Hugo Prudente