Fernando Ozorio de Almeida

No coração da diversidade biológica e cultural: arqueologia na área de ligação das bacias do Amazonas e Paraná

​​​​​​​Fernando Ozorio de Almeida

O objetivo deste projeto é investigar a área de conexão entre as duas maiores bacias hidrográficas da América do Sul, dos rios Amazonas e Paraná. Nessa região encontra-se alguns dos registros arqueológicos mais antigos da América do Sul, o sítio Abrigo do Sol, com datações de que atingem ca. 14.700 anos BP. Ao mesmo tempo, essa região possui áreas com pantanais que permitem o desenvolvimento de discussões acerca de arqueologias de ambientes aquáticos no surgimento da maior diversidade biológica do mundo. Por meio dos levantamentos e escavações arqueológicas na área de encontro das duas bacias, busca-se criar uma rede envolvendo os dois grupos de pesquisa com quem o proponente tem trabalhado, no alto Madeira e no baixo Paraná. Por fim, o projeto visa a formação de recursos humanos, isto é, de alunos de graduação e de pós-graduação em arqueologia pela universidade Federal de Sergipe.

Universidade Federal de Sergipe.

Pesquisa realizada com apoio do  CNPq.

Linha de pesquisa:  Histórias Ameríndias.

Email Institucional
fernandozorio@usp.br