Sylvia Caiuby Novaes

Silvia
Função
Pesquisadores
Histórico acadêmico e de pesquisa

1971 - Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo.

1980 - Mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.

1990 - Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.

2002 - Pós doutorado na University of Manchester (Inglaterra) e na University of Saint Andrews (Escócia).

2006 - Livre docência na Universidade de São Paulo.

Atuação Profissional

É professora titular na área de Antropologia da Imagem da Universidade de São Paulo. Foi Professora Visitante no Musée du quai Branly e na University of Oxford. É  coordenadora do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia - LISA (USP). Faz parte do conselho consultivo da Casa das Áfricas e é sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena e Antropologia da Imagem. Suas publicações tratam de temas como: sociedade Bororo, etnografia e imagem, antropologia visual, fotografia e cinema no mundo contemporâneo. Foi chefe do Departamento de Antropologia da FFLCH (USP) - 1999-2003; 2007-2009.

scaiuby@usp.br